Powered By Blogger

O que voce acha do blog?

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mesopotâmia> Povos da Mesopotâmia

Um venerador mesopotâmico.

ACÁDIOS
Povo da Acádia, uma cidade ao norte da Babilônia cuja localização exata jamais foi encontrada.

AMORITAS
Povo nômade do deserto. Eram aliados dos Elamitas quando saquearam Ur por volta de 2000 a.C.

ARAMEUS
Nômades do norte da Síria. Disputavam o poder com os Assírios (1100- 700 a.C.). Falavam aramaico, que se tornou a língua internacional do Oriente Médio.

ASSÍRIOS
Mesopotâmios do norte, foram uma potência importante importante na região de 2000 a 609 a.C.

BABILÔNIOS
Mesopotâmios do sudeste.

CALDEUS
Povo do extremo sul da Mesopotâmia. Conquistaram a Babilônia em 605 a.C.

ELAMITAS
Povo de Elam, no sudoeste do Irã. Conquistaram a Suméria por volta de 2000 a.C. e disputaram o poder com os Babilônios de 1800 a 1100 a.C.

HURRIANOS
Povo de pequenas cidade-estados do norte da Suméria, unificadas por volta de 1480 a 1100 a.C. no reino de Mitani.

CASSITAS
Povo da Pérsia ocidental que se fixou na Mesopotâmia oriental em c. 1800 a.C. e conquistou a Babilônia em c. 1560 a.C. Mais tarde, porém, foram derrotados pelos Assírios e em seguida pelos Elamitas.

MEDOS
Povo da Média, a sudoeste do Mar Cáspio, que conquistou as terras Assírias e Babilônias em 660 a.C.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mesopotâmia> Suméria

Estátua de Gudeia, governador de Lagash, uma das mais belas peças da escultura sumeriana e de toda a arte Mesopotâmica.

UR E OS ZIGURATES

A cidade de Ur foi fundada na margem do rio Eufrates por volta de 4000 a.C. e chegou ao apogeu na 3° dinastia (2113-2004 a.C.)
A cidade ocupava cerca de 5 km2. Um enclave sagrado continha palácios, prédios públicos e o templo Nana, o deus da lua, feito de tijolos secos ao sol. Muitos sumérios deviam viver em casas de junco.
Os sumérios inventaram o zigurate, um novo estilo do templo em forma de pirâmide escalonada que ligava o céu e a terra. Uma série de rampas levava a um santuário onde ficava o deus padroeiro da cidade.
A sudeste de Ur havia um Cemitério Real, inaugurado por volta de 2600 a.C. As escavações revelaram jóias de ouro, caixas marchetadas, armas, instrumentos musicais e jogos de tabuleiro. Algumas tumbas, como a da rainha Pu-Abi (c.2500 a.C.), reservavam uma surpresa sinistra: os esqueletos de cortesãos que acompanhavam os senhores reais no além-túmulo.
Ur foi abandonada no século IV a.C.. quando o rio Eufrates mudou de curso.

PRIMEIRO IMPERADOR

Em c.2334 a.C., Sargão I da Acádia tomou a cidade de Uruk e depois conquistou terras do Mediterrânio ao Golfo Pérsico. Passou a controlar o comércio e a produção de pedra, metal e madeira para atender a suas ricas cidades, tornando-se o primeiro soberano a construir um Império. Reinou por 55 anos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mesopotâmia> Assíria

Um touro alado Assírio.

ESCULTURAS ASSÍRIAS

A arquitetura assíria era adornada por inúmeras esculturas. Muitos pórticos tinham touros com cabeças e asas- as cinco patas faziam-nos parecer completos de frente ou de lado. Os baixo relevos da época de Assurbanipal, um importante rei da Assíria, que lutou contra Síria, retratam suas façanhas de uma forma épica: ilustrações de campanha contra o Elam (653 a.C.) contam com inscrições que descrevem a ação. Rostos barbados aparecem de perfil; os corpos estão ligeiramente voltados para o observador.
As esculturas mostram que os assírios cultuavam muitos deuses em comum com sumérios e babilônios, como Ishtar, a deusa do amor e da guerra. O deus guerreiro Assur muitas vezes aparece emoldurado por um disco com asas.

BIBLIOTECA DE NÍNIVE

Assurbanipal criou a primeira biblioteca organizada da História. Cerca de 30 mil tábuas de argila, descobertas no século XIX, contêm textos em escrita cuneiforme, (escrita feita com auxílio de objetos em formato de cunha) sobre os mais variados assuntos, desde matemática, astronomia e astrologia até História, religião e medicina. A biblioteca é a fonte de grande parte do que sabemos sobre a Assíria.

sábado, 18 de setembro de 2010

Mesopotâmia> Babilônia

Detalhe do portão de Ishtar.

A ÉPOCA ÁUREA DA BABILÔNIA

No reinado de Nabucodonosor II, a Babilônia tornou-se a maior cidade do mundo, com 200 mil habitantes. O rei conferiu à cidade dimensões grandiosas, cercando-a com muralhas de até 26 m de espessura.
O portão de Ishtar, decorado com azulejos azuis e dedicado á deusa do amor e da guerra, era o início de uma avenida que terminava no templo de Marduk, o deus padroeiro da Babilônia. Nabucodonosor construiu um zigurate de 90 m de altura perto do templo e criou os Jardins Suspensos (uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo) para sua rainha, Amitis. Os hebreus exilados voltaram para casa com histórias sobre a opulência e a decadência da Babilônia, características associadas à cidade desde então.

TORRE DE BABEL

A torre ao lado do templo principal da Babilônia é considerada por alguns a inspiração para a Torre de Babel bíblica. O capítulo 11 do Gênese conta que a torre foi construída para se tentar alcançar o céu, mas Deus criou várias línguas para os operários não se entenderem e impediu sua conclusão.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fim da Trilogia Demônios mortais

Fim da Série da Papalivros, obrigado pela colaboração!