O termo Abdução é utilizado para descrever memórias supostamente reais de pessoas que foram levadas secretamente, contra a própria vontade ou não, por entidades aparentemente não-humanas, e então submetidas a procedimentos físicos e psicológicos de complexidade não-compreendida.
Aqueles que alegam terem sido abduzidos frequentemente relatam exames médicos forçados que enfatizam o sistema reprodutor. Os abduzidos algumas vezes são advertidos sobre a destruição do meio-ambiente ou do perigo das armas nucleares. A natureza dos relatos de abduzidos varia, com alguns relatando experiências assustadoras e outros relatando uma experiência agradável e transformadora.
O fenômeno da abdução gera uma atenção substancial de cientistas e profissionais da saúde mental, que negam objetivamente o relato existente e questionam se os fatos realmente aconteceram da forma com são descritos; as explicações dadas para os relatos são muitas, incluindo sugestionabilidade, psicopatologia e hipnose.
A primeira narrativa de abdução a ter ampla divulgação foi o caso de Betty e Barney Hill, em 1961. Relatos de abdução tem sido feitos ao redor do mundo, mas são mais comuns em países de língua inglesa, especialmente nos Estados Unidos. O conteúdo da narrativa tende a variar de acordo com a cultura local do suposto abduzido. Abduções por alienigenas têm sido assunto de teorias de conspiração e têm sido abordadas em trabalhos de ficção cientifica como Arquivo x.
Nas próximas postagens falarei sobre etapas de abdução.
Olá Luiz! A Ufologia é um campo vasto de análise, um tema polêmico que cai no deboche de alguns, mas tarta de um assuntor eal e que já atngiu milhões de vítimas em todo o mundo. Há uma realidade ao nosso redor que a noss ciência subestima por não conseguir demonstrá-la. Que legal que você se interessou pelo tema. Meus livros sempre têm uma relação direta com a Ufologia (Um Mundo Perfeito traz um episódio de abdução típica, resultado de muito estudo de minha parte). No meu site, não sei se você já viu, existe um portal sobre Ufologia, ond eu postei o resultado de várias pesquisas secundários em sites e livros. Lá eu trago os casos que considero mais importantes, um no exterior e outro no Brasil. Ah, o Brasil é um país de milhares e milhares de ocorrências ufológicas, mas a grande maioria não vai para os grandes jornais e ficam no conhecimento apenas dos moradores da região. Um abraço, amigo leitor!
ResponderExcluirLeonardo Brum
autor de "Um Mundo Perfeito"
www.leonardobrum.com.br
Olá Luiz! A Ufologia é um campo vasto de análise, um tema polêmico que cai no deboche de alguns, mas se trata de um assunto real e que já atngiu milhões de vítimas em todo o mundo. Há uma realidade ao nosso redor que a nossa ciência subestima por não conseguir demonstrá-la. Que legal que você se interessou pelo tema. Meus livros sempre têm uma relação direta com a Ufologia (Um Mundo Perfeito traz um episódio de abdução típica, resultado de muito estudo de minha parte). No meu site, não sei se você já viu, existe um portal sobre Ufologia, onde eu postei o resultado de várias pesquisas secundários em sites e livros. Lá eu trago os casos que considero mais importantes, um no exterior e outro no Brasil. Ah, o Brasil é um país de milhares e milhares de ocorrências ufológicas, mas a grande maioria não vai para os grandes jornais e ficam no conhecimento apenas dos moradores da região onde aconteceu o avistamento. Um abraço, amigo leitor!
ResponderExcluir