Powered By Blogger

O que voce acha do blog?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mesopotâmia> Suméria

Estátua de Gudeia, governador de Lagash, uma das mais belas peças da escultura sumeriana e de toda a arte Mesopotâmica.

UR E OS ZIGURATES

A cidade de Ur foi fundada na margem do rio Eufrates por volta de 4000 a.C. e chegou ao apogeu na 3° dinastia (2113-2004 a.C.)
A cidade ocupava cerca de 5 km2. Um enclave sagrado continha palácios, prédios públicos e o templo Nana, o deus da lua, feito de tijolos secos ao sol. Muitos sumérios deviam viver em casas de junco.
Os sumérios inventaram o zigurate, um novo estilo do templo em forma de pirâmide escalonada que ligava o céu e a terra. Uma série de rampas levava a um santuário onde ficava o deus padroeiro da cidade.
A sudeste de Ur havia um Cemitério Real, inaugurado por volta de 2600 a.C. As escavações revelaram jóias de ouro, caixas marchetadas, armas, instrumentos musicais e jogos de tabuleiro. Algumas tumbas, como a da rainha Pu-Abi (c.2500 a.C.), reservavam uma surpresa sinistra: os esqueletos de cortesãos que acompanhavam os senhores reais no além-túmulo.
Ur foi abandonada no século IV a.C.. quando o rio Eufrates mudou de curso.

PRIMEIRO IMPERADOR

Em c.2334 a.C., Sargão I da Acádia tomou a cidade de Uruk e depois conquistou terras do Mediterrânio ao Golfo Pérsico. Passou a controlar o comércio e a produção de pedra, metal e madeira para atender a suas ricas cidades, tornando-se o primeiro soberano a construir um Império. Reinou por 55 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário