Powered By Blogger

O que voce acha do blog?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Arquitetura Em Geral: Parte II

NASCIMENTO DO MODERNISMO 
Ao lado, grande semi-esfera branca, grande obra de Oscar Niemeyer, um exemplo de arquitetura modernista.
 Em paralelo com a Bahaus - casa construída em 1919, na Alemanha, o estilo da Bahaus visava produzir uma funcionalidade elegante -, vários projetistas da década de 1920 desafiaram a abordagem tradicional para o projeto de edifícios. Um deles foi o arquiteto suiço naturalizado francês Le Corbusier (Charles-Edouard Jeanneret-Gris), que projetou muitos edifícios de concreto armado e vidro laminado, suspensos acima do solo em coluna chamadas pilotis. O grupo holandês De Stijl ("O Estilo") também projetava edifícios modernos, mas com barras berrantes que faziam lembrar os quadros de Piet Mondrian. Entre eles estava Gerrit Rietveld e Theo van Doesburg. O estilo geométrico desses edifícios, descrito como modernismo, tornou-se popular entre os arquitetos de vanguarda.

ARRANHA-CÉUS
Ao lado, o Burj Khalifa Bin Zayid, anteriormente conhecido como Burj Dubai.
Embora as novas construçõescom estrutura de aço fossem mais leves, altas e resistentes, os arranha-céus só puderam ser construídos depois que Elisha Otis introduziu o elevador de passageiros em Nova York (1857). O primeiro arranha-céu da Europa foi o Boerentoren, na Antuérpia (1932). Em 2004, começou a ser construído o Burj Dubai, que se tornou o edifício mais alto do mundo em julho de 2007 e foi terminado em 2009, com 818 m de altura quando concluído.







PÓS-MODERNISMO
Ópera de Sydney, projeto do dinamarquês Jørn Utzon. O pós-moderno em arquitetura refere-se às várias manifestações de reação ao Estilo Internacional.
Boa parte da arquitetura urbana do pós-guerra não chegou a chamar a atenção. Por volta da década de 1970, o termo brutalista, adotado na década de 1950 para designar a arquitetura em concreto, tornou-se um termo perjorativo. Depois da década de 1970, muitos arquitetos começaram a resgatar o lado decorativo da arquitetura, criando edifícios alegres e pitorescos. O estilo, chamado de pós-modernismo, teve entre seus seguidores James Stirling (projetou a Neue Staatsgalerie, Stuttgart), Michael Graves, Robert Venturi, Terry Farrell, Ricardo Bofill e Gehry.

Fonte: Wikipedia e Enciclopédia Interativa do Saber, Seleções, Reader´s Digest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário